sábado, 18 de agosto de 2018

Combo: Autismo

5 - O Nome dela é Sabine (2007) Entre os anos 1980 e 1990 a atriz Sandrine Bonnaire era uma das estrelas mais famosas do cinema francês. Ela ganhou dois prêmios César e foi indicada outras seis vezes ao longo da carreira, o que pouca gente sabia era que Sandrine tinha uma irmã mais nova, Sabine, que foi diagnosticada com autismo. Foi justamente a história da irmã que a motivou a estrear como diretora neste documentário que mistura 25 anos de vídeos de família, comentários da atriz e uma crítica ao tratamento que os pacientes com este distúrbio neurológico podem sofrer em tratamentos com profissionais despreparados. 

4 - Mary & Max: Uma Amizade Diferente (2009) Esta animação australiana conquistou vários fãs pela forma sensível como apresenta a amizade de uma garota australiana com um americano de 44 anos que possui Síndrome de Asperger. Vivendo em continentes diferentes, os dois se correspondem através de cartas e ajudam um ao outro a lidar com a solidão. Entre momentos cômicos, comoventes e sombrios, o filme apresenta uma abordagem bastante madura sobre as dificuldades dos personagens. Com vozes de Phillip Seymour Hoffman e Toni Collette, a animação do oscarizado Adam Elliott é um grande acerto. 

03 Gilbert Grape (1993) Leonardo DiCaprio foi indicado ao Oscar pela primeira vez como coadjuvante por seu excelente trabalho como o jovem Earnie, o irmão autista do Gilbert Grape (Johnny Depp). Leo está perfeito, nos gestos, no olhar, na forma de falar, ele consegue criar um personagem realmente cativante em uma família que tem lá sua cota de problemas de relacionamentos para lidar. O filme de Lasse Hallström é uma delícia de assistir e muitos consideram até hoje que traz a melhor interpretação do ator em toda sua carreira. 

02 Temple Grandin (2010)
Produzido pela HBO este telefilme ficou muito famoso pela atuação de Claire Danes que ganhou todos os prêmios daquele ano pelo papel real de Temple Grandin, uma mulher que driblou as dificuldades e se tornou uma das maiores pesquisadoras dos Estados Unidos. Seus trabalhos foram revolucionários para os trabalho no alívio do estresse de crianças autistas, além de ter realizado contribuições relevantes na criação de gado. Com o apoio da família e dos professores,  a trajetória de Temple é um exemplo não apenas de superação, mas também na construção de práticas inclusivas. 

01 Rain Man (1988) Ganhador do Oscar de Melhor Filme, diretor (Barry Levinson), ator (Dustin Hoffman) e roteiro, o filme concorreu ainda a outras quatro estatuetas ao contar a história da relação entre dois irmãos. Um é o ambicioso Charlie (Tom Cruise), que descobre ter um irmão, Raymond (Hoffman) que passou anos afastado da família em uma instituição de tratamento. Com uma herança em jogo, os dois irão passar bastante tempo juntos e Charlie aprenderá a ter outro olhar sobre a vida na companhia de Ray. O filme tornou-se um marco na abordagem do tema em Hollywood. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário