Desculpem fãs, mas a versão moderninha do consagrado detetive pelas mãos do ex-Senhor Madonna é a que menos me agrada (Guy Ritchie depois estragou o lendário Rei Arthur e inspirou a mesma presepada com Robin Hood) . Embora empreste muito do seu carisma para o famoso personagem criado por Arthur Conan Doyle, Robert Downey Jr não me convence de que estou diante do lendário Sherlock, trata-se de uma paródia, só que mais elegante. O resultado me parece mais confuso do que empolgante (mas ainda melhor do que a decepcionante continuação que recebeu em 2011), pelo menos Jude Law rende um Dr. Watson interessantíssimo em sua pegada mais sutilmente cômica.
#04 Elementary (2012-2019) de Robert Doherty
Criada por Robert Doherty para o canal CBS, esta série parte da ideia de trazer o clássico personagem para a Nova York dos dias atuais. Johnny Lee Miller vive a versão mais esquisita do personagem, que aqui era um consultor da Scotland Yard que acabou sendo transferido para os EUA por conta da tratamento de reabilitação. Em Nova York ele passa a dividir a casa com a Drª Joan Watson (Lucy Liu), uma cirurgia que abandonou a profissão por conta de um trauma e agora precisa zelar pela saúde de Holmes - que agora presta serviços para o departamento de polícia. A série teve sete temporadas, somando um total de 154 episódios, o que a deixou um tanto desgastada nas temporadas finais.
#03 O Enigma da Pirâmide (1985) de Barry Levinson
Produzido por Steven Spielberg e dirigido por Barry Levinson (antes do Oscar por Rain Man/1988) este filme é uma fantasia sobre a juventude de Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox). Os dois são adolescentes e estudam numa escola pública inglesa no ano de 1870. O primeiro caso investigado pelos dois envolve pessoas que possuem alucinações que acabam levando-as à morte. O filme se tornou um saboroso clássico da Sessão da Tarde em sua época de ouro, um dos favoritos do público infanto-juvenil. Eu assisti umas três vezes e na minha cabeça, ainda é um filme de origem inteligente e bem realizado. O filme foi indicado ao Oscar de Efeitos Epeciais
#02 Sherlock (2010-2017) de Steven Moffat e Mark Gattis
Esta deve ser a versão mais cult que Sherlock já recebeu. Embora também transporte seus personagens para os dias atuais, a série deu destaque para um ótimo ator que ainda merecia reconhecimento (Benedict Cumberbatch) na pele do famoso detetive. Tão brilhante quanto estranho, ele conta com o fiel Dr. Watson (o sempre discreto Martin Freeman) para conter seus excessos. A série resgata a personalidade difícil de Holmes e seu nervosismo dando à série um tempero delicioso! A série britânica estreou em 2010 num formato diferente, temporadas com três ou quatro episódios com duração de longa metragem. Rendeu 13 episódios até 2017 e se tornou adorada em todo mundo.
#01 A Vida Íntima de Sherlock Holmes (1970) de Billy Wilder
A origem de todos os olhares diferentes sobre o famoso detetive ocorreu quando Billy Wilder resolveu explorar as entrelinhas da relação entre Holmes, Watson e as mulheres. Tudo começa com uma brincadeira quando uma bailarina resolve ter um filho de Holmes para que o bebê seja inteligente, para ele escapar, ele diz ser homossexual e que seu parceiro é o Dr. Watson. Esta feito o tempero do filme que conta com atuações afiadas de Robert Stephens (Sherlock) e Colin Brakely (Watson) repletas de humor britânico e um pouco de pimenta. Também tem uma trama sobre uma mulher com amnésia, intrigas com a coroa britânica e o Monstro do Lago Ness... um clássico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário