Após assistir ao documentário Sly da Netflix fiquei imaginando quanto de bilheteria Sylvester Stallone arrecadou ao longo da carreira como protagonista (portanto, tirei suas participações especiais em filmes como Guardiões da Galáxia). Imaginei quais de seus filmes tiveram maior sucesso nos cinemas e me dei conta que alguns personagens foram repetidos muitas vezes, arrecadando uma quantia ainda maior de dinheiro para o astro. Este momento é para desbravar a carreira desse ícone dos filmes de ação que nunca pode ter seu apelo subestimado.
Marion Cobretti |
Em Stallone Cobra (1986) de George P. Cosmatos, o poder de fogo do ator perante o público era visto logo no título que destacava o famoso sobrenome ao lado do nome de guerra do protagonista, o tenente mais conhecido como "Cobra". A trama sobre um grupo de assassinos chamado de Nova Ordem é puro pretexto para violência que os fãs tanto desejavam. Tiros, socos, explosões e Stallone de óculos escuros renderam R$ 160 milhões nas bilheterias e ainda rendeu ao moço um romance com sua coadjuvante no longa, a dinamarquesa Brigitte Nielsen, que vivia a modelo sob proteção do moço. Provando que era capaz de sair de seus personagens mais conhecidos, o ator sempre adiou a sequência que nunca saiu do papel (provavelmente por não ter encontrado um roteiro que prestasse). Recentemente houve o boato de que viraria uma série de TV.
Gabe Walker |
Depois de amargar o fracasso de suas desventuras por comédias (os horrorosos Minha Filha quer Casar/1991 e Pare, Senão a Mamãe Atira!/1992), Stallone voltou a fazer o que sabia fazer melhor com Risco Total (1993) de Renny Harlim. Com cenas de ação de tirar o fôlego, ele vive Gabe Walker, especialista em escalar montanhas e que recebe a missão de reaver uma mala cheia de dinheiro perdida entre montanhas rochosas. Com saudades do astro em filmes de ação, o público compareceu e rendeu a robusta bilheteria de 255 milhões de dólares. O filme ainda foi indicado a três Oscars: som, efeitos especiais e edição de som. Mais uma vez, uma sequência foi anunciada para capitalizar a fama do filme, mas nunca saiu do papel.
Rambo
Reza a lenda que no filme de 1982 o roteiro original, inspirado no livro de David Morrell, o protagonista traumatizado por suas vivências no Vietnã, morria. Stallone não gostou nada da ideia de ver o personagem e tudo o que ele representava perder a vida no final do filme. Ele só não imaginava que Rambo voltaria para mais quatro filmes ao longo de sua carreira (em 1985, 1988, 2008 e 2019). Não me surpreenderia se o personagem aparecesse novamente já que até agora os filmes já renderam 789 milhões de dólares ao redor do mundo. No entanto, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma justificativa para as ações do clássico personagem que inaugurou a era dos brucutus em Hollywood.
Embora o último filme da franquia tenha rendido numa ninharia nas
bilheterias (pouco mais de 51 milhões), a ideia de Stallone para juntar a
velha guarda dos filmes de ação com jovens astros se tornou uma das
mais rentáveis de sua carreira. No princípio ele vivia o líder de um grupo de
mercenários contratados para invadir um país e derrubar seu ditador, mas
na verdade a missão é outra e acaba colocando a vida de todos em risco.
Este foi só o primeiro filme, já que o personagem retornou para novas
aventuras ao lado de seus companheiros.
Somados, os filmes renderam cerca de 854 milhões de dólares nas
bilheterias. Em pensar que o primeiro longa foi lançado em 2010 quando Stallone já
completava 64 anos.
Rocky Balboa |
Eu ainda fico impressionado com o apelo que Rocky Balboa possui perante o público mesmo tantos anos depois de sua estreia no cinema. Dá para imaginar que um filme sem grandes investimentos, protagonizado e idealizado por um desconhecido ganharia o Oscar de melhor filme derrotando (Taxi Driver, Rede de Intrigas e Todos os Homens do Presidente?) Rocky ainda voltaria para mais seis sequências e para dois spin offs (Creed). Ao longo da carreira, o lutador de Nova York arrecadou aproximadamente 1 bilhão e 700 milhões de dólares de bilheteria. Ah, claro, o personagem ainda garantiu a Sly duas indicações ao Oscar, uma de melhor ator em 1977 e outra de ator coadjuvante quando o filme completava quarenta anos em 2016!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário