Ansel (de costas): relações complicadas.
É engraçado observar o que acontece com a carreira de Jason Reitman, filho do cineasta Ivan Reitman (de Os Caça Fanstasmas/1984), Jason nunca precisou fazer esforço para sair da sombra do pai, já que em seu primeiro filme, Obrigado por Fumar/2005 , seu talento já aparecia de maneira incontestável. Jason sempre foi atento às suas temáticas, que beiram a polêmica, se seu primeiro foco foi o tabagismo, no segundo utilizou a gravidez na adolescência para explorar aquela inadequação típica da adolescência de Juno/2007. Depois utilizou a crise americana para criar uma comédia sobre um especialista em demitir pessoas em Amor sem Escalas (2009). Depois veio a escritora adulta infantil de Jovens Adultos (2011) e a dona de casa insatisfeita que se envolve com um marginal em Refém da Paixão (2013). Visto assim, seus personagens estão sempre em situações que não gostariam de estar, ainda que não percebam, com isso cada trabalho seu cinema ganha maturidade - sob o custo de se afastar do grande público que prefere ver o cinema como mera diversão. Pelos seus filmes mais recentes, Jason pensa exatamente o contrário. Homens, Mulheres e Filhos é seu filme mais desconfortável de assistir, talvez pela melancolia que exala dos personagens que formam um amálgama de tipos que vemos todos os dias. Há um caleidoscópio que gira em torno do mesmo eixo: as relações e o mundo digital. Estão presentes o casal entediado (Adam Sandler e Rosemary DeWitt) que procura amantes na internet - que por acaso são pais de um adolescente (Travis Tope) viciado em pornografia online, existe a adolescente frágil (Elena Kampouris) que procura conselhos para alimentar a anorexia, a mulher (Judy Greer) que abastece um site com fotos sensuais da filha (Olivia Crocicchia) com a esperança dela tornar-se famosa algum dia, a mãe paranoica (Jennifer Garner) que monitora a filha (Kaitlin Dever) vinte e quatro horas por dia, sem que ela perceba que a garota ama um garoto (Ansel Elgort) que curte jogos de RPG online. Utilizando uma narradora (voz de Emma Thompson) que mistura analogias de um satélite em órbita com o que vemos na tela, o filme avança retirando as impressões de que trata-se de uma comédia enquanto abraça os dramas de seus personagens. O que vemos são personagens que embora escrevam online constantemente possuem uma dificuldade enorme de se comunicar (o que fica evidente nas cenas onde estão sempre ao lado de alguém, mas presos às telas de seus celulares, tablets e computadores), com isso, os conflitos que são tão comuns na convivência humana são silenciados enquanto sentidos como verdadeiras catástrofes. Mais do que mostrar o distanciamento das pessoas por conta das tecnologias, o roteiro de Jason Reitman baseado no romance homônimo Chad Kultgen, o filme enfatiza a fragilização e descartabilidade das relações num mundo que preza pela velocidade, ansiedades e aparências. No filme existem as exceções, destacando a relação entre Ansel e Kaitlin, que tenta ser normal com os obstáculos que encontram pelo caminho, mas esses só ressaltam os excessos dos demais. Recebido mornamente por público e crítica, futuramente o filme será visto como um retrato fiel dos anos 2010.
Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, EUA-2014) de Jason Reitman, com Ansel Elgort, Kaitlin Dever, Travis Tope, Jennifer Garner, Rosemary DeWitt, Adam Sandler e Emma Thompson. ☻☻☻☻
Homens, Mulheres e Filhos (Men, Women & Children, EUA-2014) de Jason Reitman, com Ansel Elgort, Kaitlin Dever, Travis Tope, Jennifer Garner, Rosemary DeWitt, Adam Sandler e Emma Thompson. ☻☻☻☻
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