Clint Eastwood começou a carreira como ator em 1955 e continua na ativa até hoje com quase 90 anos! A carreira de diretor começou em 1971 com Perversa Paixão e desde então foram 41 filmes assinados por ele! Os gêneros são variados e esta lista é sobre os meus trabalhos favoritos do cineasta Eastwood em ordem de favoritismo:
#10 Um Mundo Perfeito (1993)
Da série "só-gostei-quando-vi-a-segunda-vez". Depois de ganhar o Oscar por Os Imperdoáveis, Clint buscou um filme mais sensível (do jeito dele, claro). Pouca gente entendeu esta relação de policial e bandido.
#09 Gran Torino (2008)
Eastwood lança um olhar muito particular sobre o americano conservador a partir de um vizinho rabugento com uma vizinhança cheia de latinos. Resultado: seu filme de maior bilheteria.
#08 Cowboys do Espaço (1999)
Tenho a maior simpatia por este filme. Com um elenco de peso, Clint brinca de Steven Spielberg num filme sobre astronautas experientes provando seu valor (ou seria apenas sobre envelhecer)?
#07 Os Imperdoáveis (1992)
O ganhador do Oscar de melhor filme, melhor diretor (Eastwood), melhor ator coadjuvante (Gene Hackman) e edição ressuscitou o gênero faroeste (com outras cinco indicações no currículo) e tom amargo.
#06 Invictus (2009)
Eastwood acordou um belo dia e sentiu que o mundo precisava de uma história de esperança. Pegou uma história real misturando Mandela e rúgbi, chamou o amigo Morgan Freeman para ajudar e funcionou.
#05 As Pontes de Madison (1995)
Quando foi lançado o filme era uma nota dissonante na obra de Eastwood. Sensível e com o semáforo mais angustiante da história, Eastwood e Meryl Streep tem uma química inacreditável (e você sabia que o papel quase ficou com a Cher?).
# 04 Menina de Ouro (2004)
Todo mundo já esperava que Hillary Swank e Morgan Freeman levassem para casa os Oscars de atriz e ator coadjuvante por este filme, o susto ficou por conta dos prêmios de Melhor Filme e direção para Eastwood (que juravam ir para "O Aviador" de Scorsese).
Este talvez seja o filme mais odiado desta lista. Tem que ter coragem para bancar a biografia de uma figura tão controversa quanto J.Edgar Hoover, mas Eastwood faz direitinho, com polêmicas e boa condução de atores. O único problema é a maquiagem que parece feita de papel machê.
#02 Cartas de Iwo Jima (2006)
Já com quatro Oscars na bagagem, Clint estava tão animado que resolveu filmar dois filmes complementares em 2006 . Quem gostou do olhar americano em A Conquista da Honra ficou surpreso em com o tom árido deste aqui falado em japonês.
#01 Sobre Meninos e Lobos (2003)
Poucos filmes conseguem ter um grau de intensidade emocional como este aqui. A partir de um crime que retoma do tom amargo da trajetória de três amigos, Clint faz um trabalho de partir o coração.